Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Inflação situa-se em 1,1% em agosto impulsionada por preços dos transportes

Inflação situa-se em 1,1% em agosto impulsionada por preços dos transportes
| Economia
Porto Canal com Lusa

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou um aumento de 1,1% em agosto, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à de julho, sobretudo devido à aceleração dos preços dos transportes, divulgou hoje o INE.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 1,3% em agosto, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi nula (-0,7% no mês anterior e -0,2% em agosto de 2016) e a variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,1%, taxa idêntica à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,3%, valor superior em 0,3 pontos percentuais ao mês anterior e inferior em 0,2 pontos percentuais à estimada pelo Eurostat para a área do euro (em julho, a diferença entre as duas taxas foi de 0,3 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de 0,2% (-0,6% no mês anterior e nula em agosto de 2016) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (valor idêntico ao registado no mês anterior).

+ notícias: Economia

Calçado "sem género" português foi à conquista de Milão

A Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado acompanhou até Milão 96 empresas portuguesas. O Porto Canal descobriu empresas que seguiram a moda do sapato "sem género", um produto que tanto dá para homens como para mulheres. O mercado da moda agénero tem ganho espaço em todo o mundo e Portugal não fica atrás nas tendências.

Défice desce para 1,9% do PIB no primeiro semestre

O défice orçamental foi de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, uma diminuição face aos 3,1% registados no período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Portugal há quase 260 mil pessoas com mais de 65 anos a trabalhar

Em Portugal há quase 260 mil pessoas com mais de 65 anos a trabalhar. São mais 42 mil do que no início do ano passado. Em Bragança, o Porto Canal encontrou o exemplo de uma porteira de 65 anos que garante que vai trabalhar enquanto puder.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...