China desbloqueia acesso temporário a Facebook e Twitter numa única localidade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 06 jun (Lusa) - A China desbloqueou temporariamente, pela primeira vez em cinco anos, o acesso às redes sociais Facebook e Twitter exclusivamente na localidade de Chengdu, onde decorre um fórum económico até sábado.

Segundo noticia hoje o diário South China Morning Post (SCMP), as autoridades de Chengdu, capital da província de Sichuan, no oeste da China, surpreenderam com esta "abertura" os jornalistas acreditados para a cobertura do Fortune Global Forum, organizado pela revista Fortune, que arranca hoje e termina no dia 08.

À chegada, os profissionais puderam comprovar que podiam aceder ao Facebook e Twitter sem terem de recorrer às chamadas "VPN", redes virtuais privadas que permitem navegar na Internet como se se estivesse fora da China, para evitar a censura imposta sobre as páginas das redes sociais.

Não obstante, o acesso ao Facebook e Twitter é apenas possível a partir do hotel de Chengdu, onde está sediado o fórum.

O jornal explica que esta medida responde a um "aparente esforço" para publicitar o evento, depois de os próprios organizadores terem instado os jornalistas a "partilhar o mais que possam" a sua experiência no evento nas redes sociais.

Foi criada uma área no Twitter para comentários sobre o encontro (FortuneGlobal), a que que assistem mais de cem diretores executivos e presidentes de cerca de 500 empresas de todo o mundo.

A livre navegação nas redes sociais é relatada como a primeira em cinco anos desde que as autoridades de Pequim deixaram a imprensa estrangeira aceder ao Facebook e Twitter durante os Jogos Olímpicos de 2008, realizados na capital chinesa.

A China tem um dos sistemas de censura mais sofisticados em todo o mundo, chamado "Great Firewall" ou "Grande Muralha Digital", que filtra resultados nas pesquisas na Internet e mantém bloqueadas páginas internacionais como as mencionadas redes sociais ou o portal de partilha de vídeos Youtube.

FV // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.