Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Passos recorda "personalidade extraordinária da vida nacional"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Amora, Setúbal, 11 set (Lusa) - O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, manifestou hoje, em seu nome e do partido, as "condolências muito sentidas" pela morte do bispo do Porto, que classificou como "uma personalidade extraordinária da vida nacional".

"Era uma personalidade extraordinária da vida nacional, alguém que conheci bem e que estimava muito", afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Assistência Paroquial da Amora, no âmbito da pré-campanha autárquica.

Pedro Passos Coelho disse ter recebido a notícia com "um choque enorme", considerando que António Francisco dos Santos "faleceu muito cedo" e tinha ainda "muito para dar ao país e aos portugueses".

"Quero endereçar à sua família e à Conferência Episcopal Portuguesa as nossas condolências muito sentidas e sublinhar o caráter excecional de uma figura importante no meio cívico e social, mas também como pensador, como personalidade fascinante", disse, considerando que "se há alguém a quem se pode aplicar a expressão "um homem bom" era ao bispo do Porto.

O bispo do Porto morreu às 09:30 de hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco.

Nascido a 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco.

Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu.

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, nomeadamente durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração.

A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

SMA (ACG) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto marca "arranque formal" do processo para nova ponte sobre o Douro

A Câmara do Porto analisa numa reunião de terça-feira um protocolo a assinar com a congénere de Vila Nova de Gaia que formaliza o início do processo da nova ponte sobre o rio Douro, informou fonte autárquica.

Dezenas de pessoas protestam em Braga contra encerramento de parque canino

Dezenas de pessoas, acompanhadas por cães, protestaram, no passado domingo, nas ruas de Braga contra o encerramento do parque canino das Lameiras. A decisão foi tomada pela autarquia depois de ter recebido várias queixas dos moradores.

Artistas de cinco nacionalidades criam arte com materiais orgânicos na Póvoa de Lanhoso

Vários artistas de cinco nacionalidades vão criar arte junto à árvore mais antiga da Península Ibérica, situada na Póvoa de Lanhoso. Os artistas elaboram obras de arte recorrendo a materiais orgânicos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.