Cabeceiras de Basto candidata mosteiro a Património Cultural da Humanidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Cabeceiras de Basto, 18 dez (Lusa) - A Câmara de Cabeceiras de Basto vai apresentar à Unesco, em 2014, a candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade, informou hoje fonte municipal.

A apresentação da candidatura consta do Plano de Atividades do Município para 2014 e integrará o programa de comemorações do Foral de Cabeceiras de Basto, concedido a 5 de outubro de 1514 por D. Manuel I.

Considerado a joia do barroco em Terras de Basto, aquele mosteiro está classificado como imóvel de interesse público, desde 1933.

Entretanto, a Câmara tem em curso o projeto de remodelação dos claustros do mosteiro, que visa transformá-los num espaço para atividades culturais e recreativas.

O projeto incide sobretudo na drenagem das águas pluviais, numa intervenção arbórea e também ao nível do ajardinamento e pavimentação do piso.

Dignificar o local, conferindo uma maior visibilidade sobre a parte edificada, nomeadamente o Zimbório e as Torres Sineiras do mosteiro, é o objetivo.

Outrora local de clausura dos monges beneditinos, aquele espaço sofreu beneficiações diversas nos últimos anos, nomeadamente, ao nível da pintura, som e iluminação.

No entanto, a parte central permaneceu sempre em terra.

"A remodelação dos claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos vem satisfazer uma pretensão antiga que, uma vez concretizada, vai certamente proporcionar um novo espaço de fruição à população cabeceirense", sublinha um comunicado do município.

A Câmara também já apresentou uma candidatura a fundos comunitários para a recuperação dos altares do mosteiro.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.