Ministério da Saúde suspendeu pagamento de incentivos aos profissionais das USF

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) -- O Ministério da Saúde suspendeu o pagamento de incentivos aos profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF), medida que a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) classificou de "muito grave e inaceitável".

A decisão foi recentemente transmitida aos coordenadores das USF, através das Administrações Regionais de Saúde, segundo revelou em comunicado a direção da USF-AN.

Para esta associação, a decisão de o Governo não pagar os incentivos financeiros relativos a 2012, a que os profissionais têm direito, pelo seu excelente desempenho e cumprimento das metas contratualizadas" é "muito grave e inaceitável".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da USF-NA, Bernardino Vilas Boas, disse que estarão abrangidos cerca de 2.000 profissionais que contavam receber no final deste mês estes montantes e que agora não vão contar com os mesmos.

"É uma ameaça às USF e aos profissionais -- enfermeiros, secretários clínicos e também médicos", disse.

Bernardino Vilas Boas manifestou apreensão com a possibilidade destes incentivos serem abrangidos pela proibição de valorizações remuneratórias, determinada na lei do Orçamento de Estado para 2013.

"Se os incentivos financeiros vierem a ser considerados valorização remuneratória, ao abrigo das Leis dos Orçamentos de Estado de 2011, 2012 e 2013, isso poderia vir a implicar a devolução dos montantes auferidos nos últimos dois anos", escreve a associação em comunicado.

"A confirmar-se a ameaça de não pagamento dos incentivos financeiros aos enfermeiros e secretários clínicos, ela é uma ameaça real às 400 equipas multiprofissionais das USF, solidariamente empenhadas e responsabilizadas", prossegue a associação.

Neste comunicado, a UAF-AN afirma ter conhecimento de que o Ministério da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) aguardam orientações" relativamente à questão de saber se este pagamento está englobado na proibição de valorizações remuneratórias.

Questionado pela Lusa, o Ministério da Saúde confirmou a suspensão do pagamento de incentivos aos profissionais das USF, no âmbito nacional e afirmou que aguarda "indicações do Ministério das Finanças sobre a possibilidade desses pagamentos".

SMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.