Parceiros sociais contra mais aumentos de impostos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - Os parceiros sociais expressaram hoje preocupação quanto a um eventual aumento de impostos admitido pelo primeiro-ministro em alternativa ao chumbo do Tribunal Constitucional à convergência das pensões, considerando que seria negativo para a economia.

À saída de uma reunião com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a propósito da realização do Conselho Europeu que decorrerá na quinta e sexta-feira, Arménio Carlos, líder da CGTP, afirmou aos jornalistas que a questão do aumento de impostos não foi discutida, mas considerou que seria "inaceitável".

O dirigente sindical sublinhou que essa seria apenas uma medida positiva se se tratasse de taxar os grandes grupos económicos que fogem dos impostos e não as famílias que já têm um rendimento reduzido.

Na mesma linha, o dirigente da UGT, Carlos Silva, mostrou-se preocupado com esta possibilidade e considerou que o que foi dito "é uma forma de pressão sobre o Tribunal Constitucional".

Do lado dos patrões, António Saraiva não quis antecipar problemas, mas sublinhou que a carga fiscal sobre empresas e famílias "está mais do que ultrapassada".

"Vamos ver quais são as medidas alternativas se for esse o caso", disse o presidente da Confederação Empresarial de Portugal a propósito de um eventual chumbo do regime de convergência de pensões no Tribunal Constitucional.

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, destacou também que qualquer aumento de impostos seria "negativo porque iria reduzir o consumo das famílias".

"Não saímos daqui otimistas", acrescentou.

O primeiro-ministro não fez declarações aos jornalistas.

RCR // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.