Metro de Lisboa prevê estações fechadas até às 10:00 de quinta-feira devido à greve

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) -- O Metropolitano de Lisboa prevê que a circulação de comboios esteja suspensa entre as 06:30 e as 09:30 de quinta-feira devido à greve dos trabalhadores, segundo um comunicado hoje divulgado pela empresa.

De acordo com o Metropolitano, a circulação "estará normalizada a partir das 10:00 em todas as linhas".

À semelhança do que aconteceu nas mais recentes greves do metro, durante esse período a rodoviária Carris vai reforçar algumas das suas carreiras coincidentes com os eixos servidos pelo metropolitano, nomeadamente as 726 (Sapadores-Pontinha Centro), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação Damaia).

Os trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem na quinta-feira uma nova greve parcial entre as 05:30 e as 09:30 para a generalidade dos funcionários e entre as 08:00 e as 12:30 para os trabalhadores administrativos e técnicos superiores em protesto contra as medidas previstas no Orçamento do Estado (OE).

Esta é a quarta greve parcial que estes trabalhadores realizam desde meados de novembro.

Entretanto, na terça-feira, a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) anunciou novas paralisações parciais, a primeira para 02 de janeiro entre as 05:30 e as 10:00, seguida de "mais uma greve parcial por semana".

Entre os motivos para estas paralisações está o decreto-lei 133/2012, que "pretende abrir as portas à concessão da empresa e, uma vez mais, reduzir trabalhadores, reduzir os seus direitos e reduzir a sua remuneração", afirmou Anabela Carvalheira em anteriores declarações à Lusa.

Os funcionários do Metropolitano de Lisboa entendem que o OE "visa uma vez mais os trabalhadores do setor empresarial do Estado, com cortes brutais, encaminhando estes trabalhadores para uma situação insustentável", acrescentou a sindicalista.

MCL (JRS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".