Clima e actividade económica atingem máximos desde início de 2011

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - Os indicadores de clima económico e de atividade económica mantiveram a tendência de recuperação nos últimos meses, atingindo os valores mais altos desde o início de 2011, divulgou hoje o INE.

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), "o indicador de clima económico prolongou em novembro o perfil ascendente observado desde o início do ano, após ter registado o mínimo da série em dezembro de 2012, atingindo o valor mais elevado desde março de 2011".

A atividade económica acelerou em outubro, atingindo o máximo desde abril de 2011, tal como o indicador do consumo privado, que contou com o "contributo positivo mais expressivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro".

Em relação à informação relativa aos indicadores de curto prazo, registou-se "um crescimento da produção industrial e uma diminuição da atividade económica nos serviços e na construção e obras públicas", em termos homólogos.

Sobre o comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações registaram em outubro, face a igual período de 2012, variações de 4,6% e 1,2%. Estes dados representam uma desaceleração face a setembro.

O indicador FBCF (formação bruta de capital fixo) recuou "de forma ligeiramente menos acentuada em resultado da evolução da componente de máquinas e equipamentos", refere o INE.

ALU // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.