Docentes impediram realização da prova na Clara de Resende, Porto - Fenprof

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 dez (Lusa) -- Alguns professores convocados para vigiar as provas de avaliação de conhecimentos na Escola Clara de Resende, no Porto, impediram a realização do exame, disse à Lusa uma dirigente da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

"Estavam a funcionar apenas três salas com um vigilante por sala, quando a regra diz que são dois vigilantes. Os colegas das outras seis salas, revoltados com a situação, invadiram os três locais inviabilizando a realização da prova", afirmou Manuela Mendonça.

De acordo com a dirigente sindical, "há problemas em muitas escolas por toda a região Norte, em muitos casos a prova não se realizou e noutros ainda não começou".

"Numa altura em que a prova já está disponível na internet, há escolas que ainda não conseguiram distribuí-la pelos colegas", frisou a dirigente sindical.

No Grande Porto, segundo Manuela Mendonça, "há confusão em muitas escolas e outras onde decorre com normalidade, como por exemplo na Escola Garcia da Horta".

"Mas temos a Escola Secundaria Filipa de Vilhena, onde a indicação que nos chegou é que a greve de professoras era tão elevada que a aprova está a decorrer no auditório (no total de quatro salas) e na cantina (cinco salas) e que cada um destes espaços está a ser vigiado por um professor. O que é uma coisa que, a ser verdade, ultrapassa tudo quanto é admissível", acrescentou.

A dirigente da Fenprof disse ainda à Lusa que o agrupamento de escolas D. Pedro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, onde ao início da manhã "houve muita confusão e onde está a polícia", apenas "três dos 179 professores convocados estavam disponíveis para vigiar".

"Soubemos agora que não conseguiram distribuir sequer as provas aos colegas contratados, a confusão é enorme", sublinhou.

A prova de avaliação dos professores foi anunciada no verão passado e desde logo contestada. Em novembro, na sequência de uma reunião com sindicatos da Educação, afetos à central sindical UGT, nomeadamente a Federação Nacional da Educação, o Ministério estabeleceu que apenas os professores com menos de cinco anos de carreira fariam a prova.

Os sindicatos que estiveram na reunião aceitaram a decisão e anularam as ações de contestação, mas a Fenprof manteve todas as ações de luta, incluindo a greve de hoje.

A prova realiza-se em mais de uma centena de escolas e começa às 10:30, devendo durar duas horas.

PM (FP) // SO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.