Prova anulada em Celorico da Beira e realizada na Guarda sob protesto

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 18 dez (Lusa) - Os 80 professores inscritos em Celorico da Beira não fizeram a prova de avaliação de capacidade e conhecimentos (PACC) por falta de condições, e na Guarda, dos 120 inscritos apenas 12 estavam às 12:15 a fazê-la, disse fonte sindical.

Sofia Monteiro, do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) disse hoje à agência Lusa que a PACC foi "anulada por boicote total" dos professores, no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.

"Foi anulada porque não havia condições. Os 80 colegas inscritos entraram para a sala e começaram a fazer barulho. Não havendo condições para se realizar a prova, foi decidido anulá-la", contou a responsável.

Na cidade da Guarda, no Agrupamento de Escolas da Sé, dos 120 professores inscritos para a prova, apenas entraram 12 para as salas, adiantou a sindicalista.

"Entraram 12 para a escola e os restantes têm estado a fazer um protesto no recinto escolar, junto da porta de entrada. A intenção dos professores era, pelas 10:15, invadirem as salas onde decorriam as provas, mas foram impedidos de o fazer pela PSP", disse Sofia Monteiro.

A dirigente do SPRC contou que os professores que recusaram fazer a PACC permanecem concentrados junto da escola e gritam palavras de ordem como "esta prova é uma vergonha" e "exigimos respeito".

Mais de 13 mil professores deverão fazer hoje uma contestada prova de avaliação de conhecimentos, no mesmo dia em que os sindicatos da Fenprof marcaram uma greve.

A prova de avaliação dos professores foi anunciada no verão passado e, desde logo, contestada.

Em novembro, na sequência de uma reunião com sindicatos da Educação, afetos à central sindical UGT, nomeadamente a Federação Nacional da Educação, o ministério estabeleceu que apenas os professores com menos de cinco anos de carreira fariam a prova.

Os sindicatos que estiveram na reunião aceitaram a decisão e anularam as ações de contestação, mas a Fenprof manteve todas as ações de luta, incluindo a greve de hoje.

A prova estava agendada para mais de uma centena de escolas.

ASR (HN/PMC) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".