Hospital de Braga reciclou 96 toneladas de papel e plástico em 8 meses

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 05 jun (Lusa) - O Hospital de Braga remeteu para a reciclagem cerca de 96 toneladas de papel e plástico em 8 meses, no âmbito do projeto EcoHospital e do consequente "compromisso" com o ambiente, foi hoje anunciado.

Segundo fonte do hospital, aquele projeto está implementado em todos os serviços da unidade e conta com a colaboração de profissionais de saúde e dos utentes.

Entretanto, e como produtor de óleos lubrificantes usados, o hospital já se associou à Ecolub, entidade em Portugal que é responsável pelo Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados.

O objetivo é assegurar a "correta" recolha, armazenagem e transporte dos óleos, de forma a minimizar os riscos para a saúde pública e para o ambiente.

Na quinta-feira, o Hospital vai receber um pilhão, um ponto eletrão e um oleão, que ali serão colocados pela Braval, empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

Esta ação está inserida nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, e surge no âmbito da parceria que se iniciou o ano passado entre o Hospital de Braga e a Braval.

"A colocação destes equipamentos pretende sensibilizar os colaboradores, assim como toda a comunidade envolvente, para as boas práticas ambientais, nomeadamente para a importância de reciclar materiais como pilhas e baterias usadas de telemóveis, resíduos elétricos e eletrónicos fora de uso e de pequenas dimensões, e óleos alimentares usados", sublinha o hospital, em comunicado.

Acrescenta que esta é "mais uma etapa do compromisso" assumido pelo Hospital de Braga com o ambiente.

No início do ano, o Hospital de Braga recebeu a Certificação Ambiental, tornando-se no primeiro do norte do país e o segundo do país a obter a garantia de cumprimento de todos os requisitos legais naquela área.

O comunicado destaca que, no primeiro quadrimestre de 2013, o Hospital de Braga registou uma redução de 12% e 11% em água e eletricidade, respetivamente, em relação ao período homólogo do ano transato.

"Estes números são o resultado da participação e motivação de todos os profissionais do hospital em projetos cuja tarefa foi a promoção da utilização sustentável de recursos naturais e a utilização de práticas de redução e reciclagem dos resíduos produzidos", remata.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.