Dois terços dos contratados não realizaram prova em Viseu - Fenprof

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 dez (Lusa) - Cerca de dois terços dos professores contratados com menos de cinco anos de serviço não realizaram a prova de avaliação para a qual estavam inscritos no distrito de Viseu, informou o dirigente da Fenprof, Francisco Almeida.

"Estavam inscritos cerca de 800 professores para realizar a prova de hoje, mas cerca de 2/3 não a fizeram devido à greve dos professores que iriam estar a vigiar", avançou.

No distrito de Viseu as provas iriam realizar-se em quatro escolas: três na cidade de Viseu e uma no concelho de Vouzela.

De acordo com Francisco Almeida, não se realizaram provas no Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas Viseu Sul e na EBI de Vouzela.

No Agrupamento de Escolas de Escolas Viseu Sul - ao qual pertence a Escola Infante D. Henrique onde se concentraram durante a manhã de hoje alguns professores que empunharam cartazes contra as provas - "só um dos 200 professores convocados para vigiar não fez greve".

O Agrupamento de Escolas do Viso "teve dois professores que furaram a greve" e na Escola EBI de Vouzela "a greve foi a 100 por cento".

De acordo com o sindicalista, só na Escola Secundária Alves Martins os professores contratados prestaram prova.

"Apesar da forte adesão à greve naquela escola, realizaram-se provas", acrescentou.

À entrada da Escola Infante D. Henrique, a professora contratada Gorete Lopes congratulou-se por não ter de realizar a prova.

"Agradeço muito aos professores que iam vigiar a prova e fizeram greve. Esta prova significa que estão a gozar connosco", apontou.

Na opinião da docente, quem deveria prestar prova é quem pertence ao Ministério da educação, "para se saber se estão aptos para liderar o ministério".

Também a professora contratada Cláudia Lemos manifestou-se satisfeita pela greve dos colegas de profissão, que evitaram "mais este desrespeito".

De acordo com números do IAVE, fornecidos depois de ter sido concedida a possibilidade de dispensa da prova a professores contratados com cinco anos de serviço, há aproximadamente 13.500 candidatos inscritos para realizar a PACC, pouco mais de um terço dos 37 mil candidatos avançados pelo ministério antes do acordo com a UGT, o que deixa subentender o pedido de dispensa requerido por cerca de 23.500 professores.

CMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.