Passos Coelho diz que governo perdeu tempo na questão da descentralização de competências

| Política
Porto Canal com Lusa

Mêda, Guarda, 06 set (Lusa) - O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considerou hoje que o Governo perdeu tempo em relação à questão da descentralização de competências a atribuir aos municípios, lamentando que se inicie um novo ciclo autárquico sem novas competências formais atribuídas.

"Infelizmente em quase metade da Legislatura o Governo perdeu demasiado tempo e com isso não permitiu que pudéssemos chegar ao fim deste ciclo autárquico com um projeto de descentralização mais efetivo a funcionar", apontou.

No final de um almoço que decorreu no concelho da Mêda, Passos Coelho sublinhou que "seria bom" que o novo ciclo autárquico pudesse ter início com a atribuição de mais competências formais aos municípios, desde que a reforma nesta matéria seja séria.

"Venha ela quando vier, nós estamos mais que disponíveis e interessados em reformas sérias e não feitas a correr, em cima do joelho e de qualquer maneira, para fazer de conta que se fez qualquer coisa para anunciar que se fez qualquer coisa. Isso não é o nosso hábito", referiu.

O presidente do PSD destacou que as pessoas conhecem "muito bem essa maneira de estar sempre a prometer coisas", tendo como horizonte temporal uma grande distância.

"Estamos disponíveis para uma reforma séria nesta matéria, mas venha ela quando vier, nada justifica que se desperdicem as competências e os meios que já existem para fazer melhor", evidenciou.

Ao longo da sua intervenção, Passos Coelho disse ainda que o país precisa cada vez mais de uma nova geração de autarcas, que possa "por em prática tudo o que são as competências que hoje têm" e que podem "ajudar a desenvolver as suas comunidades".

"Não precisamos todos de ter as mesmas riquezas a explorar. As riquezas e potenciais riquezas vão variando e às vezes temo-las à nossa frente e não as sabemos identificar e valorizar", concluiu.

Durante a manhã de hoje, Pedro Passos Coelho visitou o sítio arqueológico do Vale do Mouro, que considera que "precisa de ser desenvolvido" e aproveitado em termos turísticos.

Na sua passagem pelo concelho da Mêda, no distrito da Guarda, o presidente do PSD visitou ainda a Quinta do Vale d'Aldeia e a Adega ViniLourenço, onde decorreu o almoço de apoio ao candidato à presidência da Câmara local, Aires do Amaral.

CMM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.