"Esta prova é um ensaio para alargar a toda a função pública" - Fenprof

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 dez (Lusa) - O dirigente da Fenprof Francisco Almeida defendeu hoje que a prova que o Governo impôs aos professores contratados com menos cinco anos de serviço "é um ensaio", que vão alargar a toda a função pública.

"O Governo está a preparar-se para fazer uma prova deste tipo a toda a administração pública e as provas de hoje aos professores são um ensaio", alertou.

À entrada da Escola EB 2,3 Infante D. Henrique (Viseu), uma das muitas para onde está agendada a realização da prova de professores, o sindicalista recordou algumas indicações que o Fundo Monetário Internacional (FMI) deu a Portugal.

"Em janeiro deste ano, o FMI veio dizer que devia fazer-se uma prova em toda a função pública para escolher os que são para pôr na rua. Começaram o ensaio pelos professores", alegou.

Francisco Almeida sustentou que "as sugestões do FMI para o Governo português são ordens", não tendo dúvidas de que as provas vão chegar a toda a administração central.

Sobre os professores contratados com menos de cinco anos de serviço, diz que foram convocados para "uma prova que não prova nada".

"São professores que têm até cinco anos de serviço, que já foram avaliados na sua atividade normal. Grande número deles teve bom e muito bom na avaliação do desempenho, por isso é normal que se sintam revoltados", concluiu.

CMM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".