Catorze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima

Catorze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e agitação marítima
| País
Porto Canal

Catorze distritos de Portugal continental vão estar quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, passando a aguaceiros, vento e agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 29:59 de quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva forte, passando a aguaceiros por vezes forte, vento com rajadas até 75 quilómetros/hora e agitação marítima com ondas de 3,5 a 4,5 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo na quinta-feira os distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa da previsão de chuva e vento forte.

Também os distritos de Viseu, Vila Real, Évora e Santarém vão estar quinta-feira sob aviso amarelo devido à precipitação.

O IPMA prevê para hoje o continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva a partir do início da manhã no Minho e Douro litoral, estendendo-se gradualmente, de norte para sul, às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que será, por vezes, forte a partir do final da tarde, em especial nas regiões do litoral norte e possibilidade de queda de neve acima de 1500 metros.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul a partir da tarde nas regiões do litoral norte e centro e moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura mínima nas regiões do litoral centro e na região sul.

Nos Açores, prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste muito fresco com rajadas té 65 km/h, rodando para noroeste e tornando-se moderado.

Para a Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas zonas montanhosas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto 12, em Faro 17, Castelo Branco e Portalegre 9, Évora e Beja 13, Bragança 6, Guarda 5, Vila Real e Viseu 7, Funchal 21 e Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 19.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.