Na Princesa do Lima o carro não ficou estacionado à porta

| Política
Porto Canal

O carro socialista está estacionado na governação da Câmara de Viana do Castelo há 24 anos e foi esse mesmo estacionamento que deu o mote a várias buzinadelas na discussão vianense com muitos dedos apontados à autarquia de José Maria Costa, que tentou unir forças políticas contra a reforma administrativa, mas acabou no pára-arranca da contestação partidária do centro da cidade até ao pórtico da A28.

Tudo terminou como começou, existia uma calma inquieta no ambiente entre os candidatos. José Maria Costa tentou unir todas as forças partidárias presentes contra a reforma administrativa, que para ele é um entrave ao desenvolvimento das freguesias vianenses. Ilda Novo não foi na conversa e questionou o "timming" deste pacto, cujo o tema considera importante, e salienta que José Maria Costa nunca havia feito uma contra proposta à reforma. Hermenegildo avança que será um "elemento cooperante" na luta contra a reforma administrativa mas também afirma que tudo que está a ser feito nas freguesias, independentemente do pacto, é feito de uma forma "muito lenta". Cláudia Marinho lembrou que a CDU sempre foi contra a reforma administrativa, já Luís Louro salienta que mais importante que o "desenho administrativo" é o "abandono das freguesias" que cada vez mais estão isoladas. As freguesias de Viana do Castelo estiveram em forte discussão tendo Luís Louro intrepertado os grandes números no investimento do saneamento de José Maria Costa como "1/4 de território de Viana coberto e 3/4 por cobrir" fazendo querer que o investimento agora feito seja apenas eleitorista, tal como o Hermenegildo Costa havia dito.

Ilda Araújo Novo, que havia sido classificada de Miss Simpatia, numa altercação em torno do IMI, que José Maria Costa havia dito que no Governo o partido de Ilda subia todas as taxas e nos municípios queria reduzir todos, classifica Viana do Castelo como uma terra de "Mirandas - onde apenas se mira e anda" e por isso classifica que colocar Viana do Castelo "no mapa" com políticas ativas uma das prioridades da sua campanha, como a fixação dos jovens através da criação de um campus para o desenvolvimento. Claúdia Marinho por seu lado fez questão de deixar claro que as concessões de estacionamento "não voltem" e congratula-se pela posição ativa do seu partido para que isso não aconteça e que lutará através da sua candidatura que os bairros sociais tenham uma voz mais ativa para o seu desenvolvimento.

Chegamos à portagem do Neiva na A28, que pelos vistos ninguém quer pagar. Apenas José Maria Costa não desenvolve o tema. Luís Louro critica a autarquia por ser muito pouco proativa para que o pórtico acabe, Hermenegildo lembra uma promessa de remoção não cumprida, Cláudia Marinho afirma que a luta nunca vai acabar e já Ilda Araújo Novo afirma que é o pouco peso político que a autarquia de Viana do Castelo tem, devido a José Maria Costa, que impede a remoção do pórtico do Neiva.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.