Novo reitor da Universidade do Algarve quer a academia a lutar pela instituição

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 18 dez (Lusa) -- O novo reitor da Universidade do Algarve (UALg), António Branco, toma hoje posse do cargo em Faro e, durante o seu discurso de cerca de 30 minutos, vai apelar à comunidade académica para que continue a lutar pela instituição.

Em entrevista à Lusa a propósito da tomada de posse, António Branco adiantou que apesar de não poder alterar as condições económicas e sociais que a comunidade académica da UALg está a viver, vai dizer no seu discurso de tomada de possa para que a comunidade académica não desista de lutar por aquela instituição de ensino superior.

"Dar razões para continuarem a acreditar que vale a pena fazermos bem o nosso trabalho, que vale a pena lutarmos pela instituição em que muitos de nós estamos há muitos anos e que continuamos a achar que é uma instituição importante", adiantou à Lusa.

O discurso, com cerca de 30 minutos, que António Branco tem preparado para proferir hoje depois das 17:00 vai, sobretudo, transmitir elementos que possam mobilizar as pessoas da academia algarvia.

"Acho que as pessoas andam um bocadinho tristes, zangadas outras, revoltadas outras, em sofrimento outras e, portanto, de alguma maneira encontrar as palavras que um reitor que toma posse, possa dizer à comunidade académica que está em parte nesse estado, e que não é muito diferente do estado em que estão muitas pessoas por esse país fora".

Natural de Angola e doutorado em Literatura Portuguesa Medieval pela UAlg em 1999, o novo reitor, que leciona na UALg há 22 anos, foi eleito com "maioria absoluta" a 26 de novembro, arrecadando 18 votos dos membros do conselho geral.

António Branco vai suceder a João Guerreiro, reitor cessante, e ficará incumbido, entre outras competências, de aprovar a criação, suspensão e extinção de cursos, atribuir apoios aos estudantes no quadro da ação social escolar, aprovar a concessão de títulos ou distinções honoríficas ou instituir prémios escolares.

A cerimónia de tomada de posse do reitor, que coincide com o Dia da Universidade do Algarve - que celebra 34 anos -, está marcada para começar pelas 16:30 no hall do Grande Auditório do Campus das Gambelas.

Pelas 17:00, depois do Cortejo Académico, discursa o reitor cessante, seguido do presidente do Conselho Geral, Luís Magalhães, e em terceiro lugar o novo reitor, António Branco, ex-diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

A UAlg, academia pública criada em 1979, com perto de nove mil alunos e 807 professores, teve até hoje seis reitores: Manuel Gomes Guerreiro (1982-1986), Carlos Braga (1986-1990), Jacinto Marques (1990- 1993), Eugénio da Veiga (1993-1997), Adriano Pimpão (1998-2006) e João Guerreiro (2006-2013).

CCM // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.