Assembleia Municipal do Porto abordou caso da companhia de teatro Seiva Trupe

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 dez (Lusa) - O deputado municipal Honório Novo, da CDU, disse terça-feira que "não gostava que outra companhia tivesse de abandonar a cidade" do Porto, referindo-se assim ao Teatro Experimental, que foi para Gaia há cerca de 15 anos.

Honório Novo falava na Assembleia Municipal sobre o caso da companhia teatral Seiva Trupe que o executivo autárquico liderado por Rui Rio despejou do Teatro do Campo Alegre, por dívidas.

Com o atual executivo, as coisas não correram melhor e as negociações entre as duas partes foram encerradas por decisão camarária.

A companhia respondeu informando que o caso será resolvido nos tribunais, considerando "impensáveis" as condições que a Câmara do Porto lhe propôs.

Na sessão da assembleia municipal desta terça-feira, em que foi aprovado o orçamento da Câmara para 2014, o social-democrata Luís Artur Pereira mostrou preocupação com o problema e outros deputados acompanharam-no.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, realçou que a Seiva Trupe "entendeu recusar uma proposta que o executivo lhe fez".

"A Câmara não pode ser forte com os fracos e fraca com aqueles que acham que são fortes", sustentou o autarca.

Rui Moreira repetiu, no geral, a posição que a autarquia tomou na semana passada através de um comunicado, o qual reconhece o contributo que a Seiva Trupe deu à cidade durante anos.

A Câmara considera, porém, que a Seiva Trupe não demonstrou, nos últimos anos, ter "capacidade" para suportar os custos inerentes à permanência como companhia residente no Teatro do Campo Alegre.

O deputado socialista Gustavo Pimenta entende que se está perante "uma situação delicada, que este executivo herda" e comparou este caso com o da feira do livro do Porto deste ano, que não se realizou devido a um diferendo entre os organizadores do certame e o anterior executivo.

"Às tantas tenta-se fazer chantagem com o município e eu acho que o município não pode ceder a chantagens. Se não é chantagem é coação", criticou Gustavo Pimenta.

Face à rutura entre as duas partes e à possibilidade da cidade perder para mais uma companhia de teatro, o deputado Honório Novo manifestou-se apreensivo e afirmou que era "importante" que Rui Moreira fornecesse à Assembleia informação sobre o caso.

"Não gostava que outra companhia tivesse de abandonar a cidade", concluiu o eleito da CDU.

AYM //FV.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.