Jerónimo de Sousa quer que Portugal se liberte dos "fantasmas" das agências de rating

| Política
Porto Canal com Lusa

Seixal, Setúbal, 02 set (Lusa) - O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que Portugal precisa de se "libertar do fantasma" das agências de rating, que "aparece como algo supremo que determina a vida coletiva".

À margem de uma vista ao Espaço Ciência, na Festa do Avante!, a rentrée política do PCP, Jerónimo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre o anúncio da Moddy´s de que mudou a sua perspetiva sobre a dívida pública portuguesa de estável para positiva, mantendo, por outro lado, o seu 'rating' em Ba1.

"Precisamos de nos libertar desse fantasma que aparece como algo supremo que determina a nossa vida coletiva. Não decidem nada, quem pode decidir é o povo português", respondeu o líder comunista, no Seixal (distrito de Setúbal).

Para o secretário-geral do PCP, "mesmo sem querer", acaba-se por "dar crédito, credibilizar essas agências", apesar de se saber "ao serviço de quem estão".

"São o capital multinacional, as transnacionais que determinam essas agências, que, além dessas considerações e dos conceitos, geralmente sempre acompanharam de recados em relação aos direitos dos trabalhadores e do povo português", condenou.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, num comunicado emitido na sexta-feira, considerou que "esta decisão da Moody's vem juntar-se a um crescente reconhecimento por parte de vários atores institucionais e privados quanto à solidez da economia portuguesa".

JF (RN) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.