Mundial2018: Cabo Verde vence África do Sul e relança corrida ao apuramento

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Praia, 01 set (Lusa) - Cabo Verde venceu hoje, na cidade da Praia, a África do Sul por 2-1, em jogo da terceira jornada do Grupo D africano, e relançou a corrida ao apuramento para o Mundial de futebol de 2018, na Rússia.

Depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas, Cabo Verde estava 'obrigado' a ganhar para continuar na luta por um inédito apuramento para a maior prova de seleções a nível mundial.

No Estádio Nacional, na cidade da Praia, Cabo Verde, única seleção lusófona nesta fase de apuramento, até começou a perder, quando aos 13 minutos Takelo Rantie inaugurou o marcador para a África do Sul, que entrou melhor no jogo.

O jogador sul-africano aproveitou uma desatenção da defesa cabo-verdiana, num lance em que o central Vally saiu lesionado, dando o seu lugar a Steven Pereira.

Mas, a partir do golo sofrido, a seleção cabo-verdiana começou a jogar melhor e empatou aos 33 minutos, por intermédio de Nuno Rocha.

Quatro minutos depois, o mesmo jogador voltou a marcar, agora na conversão de uma grande penalidade, consumando a reviravolta no marcador.

Na segunda parte, a África do Sul procurou insistentemente o empate, mesmo tendo jogado muito tempo reduzida a 10 jogadores, após expulsão de Erick Mathoho, aos 67 minutos, na sequência de uma agressão a Ryan Mendes.

Cabo Verde segurou a vitória até ao fim e somou os primeiros três pontos no grupo, ficando a apenas um da África do Sul, a quatro dias de as duas seleções voltarem a defrontar-se, agora em Durban, em jogo da quarta jornada.

O outro jogo do grupo será realizado no sábado, com o Senegal, com três pontos, a receber o Burkina Faso, que tem quatro.

Os jogos de apuramento, em formato de campeonato a duas voltas, decorrem até novembro.

Os primeiros classificados de cada um dos cinco grupos africanos apuram-se diretamente para o Mundial2018, em representação do continente africano.

RYPE // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.