Primeira mulher piloto da Red Bull Air Race pagou aulas de voo com trabalho

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 set (Lusa) - Filha de uma família humilde, Mélanie Astles trocou a escola pelo trabalho para aprender a voar, tornando-se em 2016 na primeira mulher piloto da competição Red Bull Air Race e sábado, no Porto, vai participar na Challenger Class.

Quando no sábado o avião Extra 330LX surgir em acrobacias sobre o rio Douro, terá a dirigi-lo a primeira mulher piloto, uma francesa que foi cinco vezes campeã de França em acrobacia aérea e que ocupa um lugar entre os dez melhores pilotos a nível mundial e europeu.

Em declarações à Lusa, Mélanie Astles confessou ser "um prazer enorme" estar entre homens no voo acrobático, facto que exemplifica o seu lema de "nunca desistir" que a acompanha desde que deixou a escola para perseguir o sonho de tornar-se piloto de aviões, pelo qual se apaixonou ainda menina num festival aéreo.

"Estou onde muitas julgavam não ser possível estar e quero mostrar às mulheres que é possível. Não penso que seja uma pioneira, mas um modelo para futuras mulheres piloto", descreveu-se Mélanie.

Segunda classificada na última corrida do ano, em Indianapolis, nos Estados Unidos, Mélanie quer dar o passo seguinte e entrar na elite dos pilotos, a Master Class, numa ascensão que quer terminar "sagrando-se campeã do mundo".

Ter deixado a escola aos 18 anos para entrar na vida profissional fez dela gerente de vários postos de combustível enquanto economizava dinheiro para aulas de voo. Mais tarde, os treinadores reconheceram a sua habilidade e permitiram que Mélanie pagasse as aulas com trabalho no aeródromo.

"Sim, sou uma mulher que se fez por si. Deixei cedo a escola, trabalhei muito para pagar as minhas aulas de voo e começando do zero atingi os meus sonhos. Basicamente a minha vida tem sido muito trabalho e dedicação", disse.

Conheceu a pista do Porto na quinta-feira e considera-a "muito linda", num regresso a uma cidade que conheceu "há alguns anos numa visita com um amigo de Braga".

E se a cidade a encanta, já o vinho quer voltar a degustar: "enquanto piloto é impensável beber antes de uma prova, mas sim, o vinho do Porto é fabuloso e sabe bem, depois de um dia de trabalho, bebê-lo com os amigos".

"Se tiver oportunidade de beber não a irei desperdiçar", prometeu, entre sorrisos.

Tendo no horizonte uma classificação nos primeiros seis lugares para atingir a corrida final, nos Estados Unidos, e poder discutir o título, Mélanie Astles isola-se antes das competições para estudar os seus vídeos dos treinos ou vagueia com os seus auscultadores a visualizar as suas trajetórias na pista, anotando sempre "as dicas" que os outros pilotos lhe transmitem.

A piloto, nascida no sul de França, é de trabalho que fala quando alude ao seu legado e do impacto que o seu exemplo possa ter para as gerações futuras de mulheres piloto.

"Gostava de ser recordada como alguém que trabalha muito, que nunca desiste dos seus sonhos. O meu lema é nunca desistir, aconteça o que acontecer", frisou.

A sexta prova da Red Bull Air Race 2017 vai disputar-se no fim de semana no Porto, reunindo 23 pilotos oriundos de 15 países em duas classes, voando em acrobacias a 370 quilómetros por hora sobre o rio Douro entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia.

JYFO // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.