Partidos, coligações e cidadãos apresentaram mais de 12.000 listas candidatas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 set (Lusa) -- Os partidos políticos, sozinhos ou em coligação, e os movimentos de cidadãos apresentaram um total de mais de 12.000 listas candidatas aos três órgãos autárquicos para as eleições de 01 de outubro.

De acordo com a análise dos dados constantes até hoje nas listagens da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que organizam a ordem dos candidatos nos boletins de voto, há um total de 12.025 listas candidatas, das quais 1.401 concorrem às 308 Câmaras Municipais e 1.364 a Assembleias Municipais.

Às Assembleias de Freguesia concorrem 9.260 listas para ocupar as 3.091 Juntas que existem no país.

Pelo menos 93 movimentos independentes de cidadãos são candidatos a outras tantas câmaras municipais, sendo o Porto (com um total de 11), Lisboa e Leiria (com sete cada) os distritos com maior número de candidatos "independentes".

O PS concorre sozinho a pelo menos 294 câmaras, o PPD/PSD a 189, o Bloco de Esquerda a 123, o CDS-PP a 113 e o PAN a 30.

A CDU, a coligação nacional que já é recorrente entre o PCP e o PEV, concorre a 301 Câmaras Municipais.

Em termos de coligações locais, foram o PSD e o CDS que mais se juntaram a pensar nas autarquias.

São pelo menos 72 as coligações entre estes dois partidos lideradas pelo PSD, a que se acrescentam mais quatro lideradas pelo CDS.

Os dois partidos participam ainda em largas dezenas de outras coligações com outros partidos mais pequenos, sobretudo com o Movimento Partido da Terra (MPT) e o Partido Popular Monárquico (PPM).

O MPT concorre sozinho a 13 Câmaras e o PPM a três.

Também partidos mais pequenos apresentaram diversas candidaturas, sozinhos e em coligações diversas, a câmaras municipais.

O Partido dos Trabalhadores Portugueses (PTP) concorre a 26 Câmaras sem coligações, o PCTP/MRPP a 18, o Partido Nacional Renovador (PNR) a 13, o Nós, Cidadãos! a 12, o Partido Democrático Republicano (PNR) a 10, o Livre e o Juntos Pelo Povo (JPP) a três cada um.

O Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), o Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o Movimento Alternativa Socialista (MAS) concorrem sozinhos a um município cada.

Estes dados podem ter ligeiras alterações, já que, por exemplo, os candidatos ainda podem desistir e ainda há recursos a decorrer nos tribunais.

Os dados completos e atualizados da ordem das candidaturas nos boletins de voto, ordenados por distrito, concelho e freguesia estão disponíveis em http://www.cne.pt/ .

RCS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".