Hospital de Viana do Castelo com centro para investigação clínica científica

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 17 dez (Lusa) - O hospital de Viana do Castelo passou hoje a contar com um Centro de Ensaios Clínicos (CEC) para assegurar o "desenvolvimento e dinamização" de investigação clínica pelos profissionais de saúde da região.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), responsável pela gestão de todos os centros de saúde e hospitais do distrito de Viana do Castelo, esclarece que este centro surgiu da parceria entre a instituição e a Blueclinical, sendo coordenado por dois médicos daquela unidade.

Instalado no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o centro dispõe de um gabinete com profissionais especializados em investigação clínica e prestará "apoio qualificado" a todos os colaboradores da ULSAM que conduzam projetos de investigação clínica na instituição.

"Permitirá a esses colaboradores minimizar o gasto de tempo com os processos burocráticos relativos à investigação", explica a administração.

No mesmo comunicado, a ULSAM sublinha a "elevada importância estratégica" atribuída à investigação clínica, pelo facto de "poder contribuir para a melhoria da saúde das populações e do desempenho das unidades de saúde no domínio educacional e científico".

"Assim, com esta medida, que não representa qualquer esforço financeiro para a instituição, a administração da ULSAM pretende oferecer a todos os seus colaboradores condições adequadas e favoráveis à realização de investigação clínica diferenciada, que seja reconhecida, a nível nacional e internacional, como investigação de excelência", lê-se ainda.

Esta parceria permite a integração desta nova unidade de Viana do Castelo na rede de centros de ensaio da Blueclinical, desenvolvida "a coberto de um sistema de gestão de qualidade para a investigação clínica" e com "massa crítica suficiente para se poder apresentar também a nível internacional".

Constituída por dois hospitais, 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, a ULSAM serve uma população residente superior a 244 mil pessoas e contava, no final de 2012, com 2.565 colaboradores, entre os quais 550 médicos e 850 enfermeiros.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.