Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira

Infestação de piolhos: bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João só reabre na totalidade segunda-feira
| Norte
Porto Canal

Uma das duas salas que compõem o bloco operatório de Obstetrícia do Hospital de São João e que se encontra encerrada devido à infestação de piolhos de pombo, só vai ser reaberta na próxima segunda-feira, avança esta sexta-feira o Centro Hospitalar de São João em comunicado.

"O Bloco Operatório de Obstetrícia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) é composto de duas salas operatórias, independentes da sala de partos. Na passada terça-feira, 29 de agosto, no processo normal de verificação pré-cirúrgico de uma das salas, detectou-se a existência de piolho de pombo junto a uma janela", confirma a entidade hospitalar.

O comunicado indica ainda que determinaram "o encerramento imediato dessa sala operatória para realização do processo de desinfestação e limpeza e foram verificadas condições de total segurança na outra sala operatória. Foi disponibilizada uma outra sala operatória do CHSJ, com iguais condições de qualidade e segurança, para a eventualidade de ser necessário realizar dois procedimentos cirúrgicos em simultâneo."

O Centro Hospitalar afirma que "não houve, em nenhum momento, risco acrescido para qualquer utente ou processo nem foram postos em causa os elevados padrões de qualidade e segurança".

A sala operatória intervinda só será assim reaberta na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).