Euro em alta face ao dólar na véspera da reunião do BCE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- O euro segue hoje a valorizar face à divisa norte-americana, aproximando-se da barreira dos 1,31 dólares, na véspera da reunião do Banco Central Europeu (BCE) que deverá manter a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,50%.

Pelas 18:30, hora de Lisboa, a moeda única negociava nos 1,3088 dólares, acima dos 1,3064 dólares a que transacionava na terça-feira, sensivelmente à mesma hora, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

O BCE deverá manter esta quinta-feira a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,50%, de acordo com os economistas contactados pela Lusa.

"A nossa perspetiva é que não desça", disse à agência Lusa o economista do BPI Nuno Coelho, antecipando que o preço do dinheiro também não deverá voltar a ser cortado até final do ano, uma vez que a última redução da taxa de juro (em maio, para 0,50%) não teve impacto nas taxas Euribor e, logo, no estímulo da economia.

Também o economista-chefe do Montepio, Rui Serra, acredita que o Conselho de Governadores vai manter por agora a taxa diretora, mas admite um novo corte "se se assistir a um manifesto agravamento da situação económica na região ou a uma forte intensificação da crise do euro".

Na mesma linha, o analista de ações do BCP Ramiro Loureiro considera que a instituição liderada por Mario Draghi deverá "agir sem surpresas e manter a taxa de juro diretora inalterada nos 0,5%".

A maioria dos analistas considera, assim, que o BCE deixará intacta a sua taxa diretora nos 0,50%, apesar da debilidade da economia da zona euro. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro caiu entre janeiro e março 0,2% face ao trimestre anterior, na contração pelo sexto trimestre consecutivo.

Divisas..............hoje........................terça-feira

Euro/dólar........1,3088...........................1,3064

Euro/iene.........129,90...........................130,79

Euro/libra........0,84965.........................0,85440

Dólar/iene..........99,25...........................100,11

JNM (IM) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.