Governo quer preços de referência nas candidaturas aos fundos comunitários

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O Governo quer repor a análise dos preços de referência nas candidaturas aos fundos comunitários, uma medida que visa tornar os investimentos mais eficientes, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

O secretário de Estado, que está a ser ouvido na comissão parlamentar dos Assuntos Europeus, lamentou que esta medida, que tinha sido adotada pela ministra Elisa Ferreira, tenha sido abandonada mais tarde, e adiantou que deve ser retomada no próximo quadro comunitário (Portugal 2020).

"Vamos querer repor preços de referência para analisar as candidaturas. É importante saber quanto se vai gastar por metro quadrado", exemplificou, considerando que é uma "ajuda" à eficiência dos investimentos.

Castro Almeida salientou ainda que haverá "maior exigência" nos processos de seleção "com prova de sustentabilidade dos projetos" e um escrutínio "mais exigente" nos programas de maior dimensão, com especialistas a avaliarem a "razoabilidade" dos projetos.

O modelo de gestão dos fundos, que totalizam cerca de 27 mil milhões de euros no período 2014-2020 vai ser definido "nos próximos dias", mas o secretário de Estado ressalvou que há um ponto em que será inflexível: "temos de apontar para resultados na análise das candidaturas".

"Não faz sentido contratualizar a construção de um edifício, o Estado não é empreiteiro", frisou, reafirmando que "o objetivo do programa não é embelezar o país".

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.