Privatização da TAP "não é fundamental" em 2014 afirma presidente

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- O presidente da TAP disse hoje que "não é fundamental" que a privatização da companhia aérea seja feita em 2014, porque a empresa tem um plano de negócios até 2016 "perfeitamente viável".

A privatização "não é fundamental no ano de 2014, a TAP tem todo o seu plano de negócios até 2016 perfeitamente viável. Agora, é bom que aconteça o quanto antes, mas obviamente quando for possível fazer", afirmou Fernando Pinto, durante um encontro com jornalistas, em Lisboa.

O presidente da TAP reiterou que a privatização deve avançar por causa da capitalização da companhia aérea.

"A empresa tem um custo por não ser capitalizada muito alto, ou seja, em vez de pagar rendimentos aos acionistas, acaba por pagar juros aos bancos, é capitalizada pelos bancos, embora tenha um bom acesso ao mercado em geral", justificou.

Questionado sobre uma data para o avanço do processo, respondeu que: "Até gostaria que acontecesse no início do ano, mas essa definição vem do Governo".

Fernando Pinto disse que a TAP tem sido contactada por interessados e tem enviado alguma informação, mas não avançou nomes.

Germán Efromovich, dono do grupo Synergy, foi, em 2012, o único candidato à compra da TAP, tendo apresentado uma proposta que foi rejeitada pelo Governo.

Já este ano, em outubro, o empresário esteve em Lisboa onde manteve reuniões nos ministérios das Finanças e da Economia.

A venda da TAP está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso".

CSJ // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.