Municípios da região de Aveiro reparam rombos do Vouga se Governo lhes der gestão da Ria

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 17 dez (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está disposta a reparar os rombos nas margens do rio Vouga, se o Governo lhe entregar a gestão da ria de Aveiro, anunciou hoje o Conselho Intermunicipal, presidido por Ribau Esteves.

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro transmitiu ao Governo a disponibilidade para assumir a gestão integrada da Ria de Aveiro, agregando as intervenções do Polis Litoral e do Baixo Vouga Lagunar, anunciou hoje a Comunidade, numa nota de imprensa.

A CIRA manifesta "a disponibilidade para assumir as competências e os meios necessários para a gestão da Ria de Aveiro, por contratualização com o Governo, nos termos da Lei da Água, assumindo a gestão do Polis Litoral Ria de Aveiro, e iniciando um renovado ciclo de dinamização e investimento na Ria".

Essa disponibilidade inclui a execução das intervenções de reparação dos rombos no rio Vouga, desde que o Governo se disponha a contratualizar "uma política integrada de gestão da ria de Aveiro, agregando a gestão das intervenções realizadas pelo Polis Litoral Ria de Aveiro e a gestão do Baixo Vouga Lagunar, com disponibilização de Fundos Comunitários e fontes de financiamento, que permitam assegurar o cumprimento das competências assumidas".

A posição do Conselho Intermunicipal surge "com o objetivo de solucionar uma potencial grave situação, decorrente dos rombos existentes no Rio Vouga", e após tomar conhecimento "da incapacidade da Agência Portuguesa do Ambiente em assumir a realização das duas intervenções de reparação, cujo montante de investimento ascende a aproximadamente 220 mil euros".

Em causa está a reparação de dois rombos nas margens do rio Vouga, um do lado de Aveiro, em Eixo, e outro do lado de Albergaria-a-Velha, que põem em risco milhares de hectares de solos agrícolas, no Baixo Vouga.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro incluiu nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014 a procura de financiamento "para importantes obras de valorização e qualificação do território, bem como de capacitação institucional para a gestão desse mesmo território, merecendo especial destaque as matérias respeitantes à Ria de Aveiro e ao Baixo Vouga Lagunar".

Segundo o documento, esse trabalho "será desenvolvido em equipa com os municípios associados e com as entidades parceiras relevantes para a concretização dos objetivos definidos, destacando-se de entre elas, as gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro integra os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.