Conselho de Arbitragem da FPF declara "tolerância zero" a uso de força excessiva

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 ago (Lusa) -- O Conselho de Arbitragem (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) declarou hoje "tolerância zero" para o "uso de força excessiva" no futebol, salientando que nestes casos "o cartão vermelho é para mostrar".

Em comunicado divulgado no final de um encontro na Cidade do Futebol, em Oeiras, que reuniu o CA e os árbitros da principal categoria (C1), a FPF registou um crescimento "significativo" do uso de "força excessiva" em jogos das competições profissionais já na presente temporada.

"Os árbitros analisaram vários lances já ocorridos esta época, com especial incidência para seis (...), detetaram as oportunidades de melhoria e receberam do CA uma indicação clara: a tolerância para este tipo de lance será nula e o cartão vermelho é para mostrar", pode ler-se.

Em declarações reproduzidas na página da FPF na Internet, o presidente do CA, José Fontelas Gomes, considerou ter chegado a altura de "alertar os árbitros", mas também "os clubes, treinadores e jogadores" para uma "tendência preocupante".

"Percebemos que tem havido um número excessivo de entradas perigosas, que colocam em causa a integridade física do adversário. Entendemos que deve haver tolerância zero para este tipo de lances, e foi isso que passámos aos árbitros", acrescentou.

A reunião de hoje serviu ainda para analisar a utilização do vídeo-árbitro, introduzido na presente temporada, bem como o relacionamento "com os árbitros de campo".

"Os árbitros puderam ouvir as nossas indicações, trocar experiências e ver casos de estudo. Como em todas as áreas da arbitragem, procuramos a uniformidade de critérios e momentos de utilização", disse Fontelas Gomes.

No encontro, em que participou também o presidente do Conselho de Disciplina (CD), José Manuel Meirim, foram ainda analisados os "processos sumários por auto de flagrante delito", refere ainda o comunicado.

PGF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.