PCP denuncia redução do horário dos centros de saúde em Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 17 dez (Lusa) -- A direção regional de Bragança do PCP denunciou hoje que o Ministério da Saúde se prepara para reduzir os horários de funcionamento dos centros de saúde no distrito de Bragança e encerrar a urgência de Macedo de Cavaleiros.

O dirigente Filipe Costa dá conta de que o Ministério da Saúde tem em curso uma reestruturação na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), a entidade responsável pelos 15 centros de saúde e três hospitais da região, que se traduz na "redução de horários no funcionamento dos centros de saúde e com os custos de pessoal, médicos, enfermeiros e auxiliares".

Esta reestruturação "não é mais que a concentração, eliminação de valências e encerramento de vários serviços de saúde", diz a direção regional do PCP, que denuncia também uma alegada intenção de encerrar a urgência básica do hospital de Macedo de Cavaleiros.

"Não há nenhuma garantia, nem por parte da administração nem por parte da tutela, de que o Serviço de Urgência Básica de Macedo de Cavaleiros não seja para encerrar, colocando assim em causa o funcionamento do próprio hospital que é o único na região com ortopedia, fisiatria, cuidados paliativos e de AVC", refere o dirigente comunista.

Contactada pela Lusa, a administração da ULSNE não se quis pronunciar sobre as questões levantadas.

Segundo adianta o PCP, a direção regional do partido e o deputado Jorge Machado, visitaram o hospital de Macedo de Cavaleiros no âmbito da interpelação ao Governo que o grupo parlamentar do PCP fará, na quinta-feira, na Assembleia da República, sobre o encerramento de vários serviços públicos em todo o país.

A comitiva reuniu-se também com o diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Mirandela, que - garante o PCP - "confirmou que o laboratório de apoio à atividade agropecuária situado em Mirandela é para encerrar e muitas das valências passam para Vairão, Vila do Conde, permanecendo apenas as análises do azeite".

"A não admissão de pessoal, imposta pelo Governo, na Administração Pública é um problema para o desenvolvimento da atividade da Direção Regional de Agricultura e Pescas, pois considera necessário o rejuvenescimento do quadro de pessoal e que há um défice no controlo e fiscalização", transmitiu o PCP.

A direção regional do PCP "considera que o encerramento de serviços públicos no distrito de Bragança que o Governo PSD/CDS-PP pretende concretizar é contrária aos interesses dos transmontanos e da região".

Os comunistas recordam que está ainda previsto o encerramento de "nove das 12 repartições das finanças, cinco dos 11 tribunais, três estações dos CTT e a saída do helicóptero do INEM" estacionado em Macedo de Cavaleiros.

Defendem ainda que "urge demitir este Governo e romper com esta política e que só a luta das vítimas desta política de desastre nacional é o caminho para demitir este Governo e construir uma política alternativa, patriótica e de esquerda".

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.