Presidente do BCE diz que cabe ao Governo decidir sobre novo programa

Presidente do BCE diz que cabe ao Governo decidir sobre novo programa
| Política
Porto Canal

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje que as autoridades portuguesas é que decidirão sobre um novo programa, depois de segunda-feira ter garantido que Portugal teria um programa após o atual resgate.

"Cabe exclusivamente às autoridades portuguesas decidir sobre um possível novo programa", disse Mario Draghi numa nota enviada hoje às redações, em resposta às muitas questões levantadas sobre as suas afirmações no Parlamento Europeu esta segunda-feira.

Mario Draghi disse segunda-feira que Portugal irá ter um programa para o período de transição após a conclusão do atual programa de resgate da 'troika', mas que ainda não está decidida a sua forma.

"Sobre o período de transição, haverá um programa. Haverá um programa adaptado à situação durante esse período de tempo e temos de ver que forma este programa irá assumir", afirmou Mario Draghi.

O líder do BCE respondia a perguntas formuladas pelo eurodeputado do CDS-PP, Diogo Feio, durante uma audição na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O italiano não adiantou a forma do programa, mas garantiu perante os deputados europeus que esse programa acontecerá, numa altura em que o Governo português diz que ainda não começou a negociar com os parceiros europeus e que ainda irá avaliar se a estratégia a seguir será um programa cautelar, ou outro tipo de programa, ou uma saída do programa como a Irlanda decidiu recentemente, sem rede de segurança.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.