Portugal entre os três países da OCDE onde as receitas fiscais mais caíram

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 17 dez (Lusa) - Portugal foi um dos três países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde as receitas fiscais em função do produto interno bruto (PIB) mais recuaram em 2012, revelou hoje a organização.

Em comunicado, a OCDE aponta uma quebra de 33% para 32,5%, entre 2011 e 2012, do peso das receitas fiscais em função do valor do PIB português.

Uma quebra de 0,5 pontos percentuais semelhante à registada no Reino Unido (onde este rácio diminuiu de 35,7% para 35,2%) e apenas superada pela registada em Israel (onde a descida foi de um ponto percentual, para 31,6%).

Nos 34 países da OCDE, o rácio médio das receitas fiscais em função do PIB situou-se nos 34,6% em 2012, mais 0,5 pontos percentuais do que os 34,1% de 2011 e seguindo-se aos crescimentos de 0,2 e de 0,3% registados, respetivamente, em 2010 e 2011.

Esta evolução inverteu a baixa registada no período 2007-2009, onde a carga fiscal recuou dos 35% para os 33,6%, mas ficou, ainda assim, abaixo do recorde de 35% de 2007.

O peso dos impostos que o Estado arrecada da economia aumentou em 21 dos 30 países para os quais existem dados disponíveis para 2012 - com destaque para a Grécia, Hungria, Itália e Nova Zelândia - tendo diminuído em apenas nove.

Segundo a organização, "o número de países onde o rácio aumentou e aqueles onde diminuiu permaneceu inalterado face a 2011, o que indica a manutenção da tendência para aumento das receitas".

O aumento da pressão fiscal entre 2011 e 2013 é atribuído pela OCDE "à conjugação de diversos fatores", nomeadamente a progressividade dos regimes fiscais, as subidas de impostos e o alargamento da base fiscal.

"Em regimes fiscais progressivos, as receitas [fiscais] crescem mais depressa do que o rendimento (PIB), durante períodos de crescimento real" da economia, lê-se no comunicado de imprensa da OCDE.

Por outro lado, acrescenta, "as alterações discricionárias de impostos podem ter desempenhado um papel, já que muitos países aumentaram impostos e/ou alargaram a base de impostos."

PD //ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.