Orçamento da Câmara de Felgueiras diminuiu 18,5 ME em cinco anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 17 dez (Lusa) - O orçamento da Câmara de Felgueiras para 2014, aprovado pela assembleia municipal, prevê uma dotação de quase 50 milhões de euros, mas traduz uma redução de 18,5 milhões, realizada em cinco anos.

De acordo com o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro (PSD), "pretende-se com este ajustamento atingir taxas de execução orçamentais de 70%, reforçando e consolidando a exigência de rigor implementada no mandato 2009/2013". Naquele período, disse, foi possível melhorar a execução de 50% para cerca de 65%.

O autarca, citado num comunicado, acrescenta que o orçamento destaca-se pelo "rigor, transparência, credibilidade e realismo".

Coesão social, educação, ambiente e juntas de freguesia são as áreas consideradas prioritárias para 2014.

Na área social, serão criadas novas medidas de apoio que permitirão aumentar o rendimento disponível das famílias, assinala também o presidente.

Ainda na área social, vão manter-se a taxa mais baixa de IMI, o cartão sénior, o programa de voluntariado jovem e o apoio às famílias na aquisição de livros escolares, refeições e transportes escolares.

A dotação prevê 37% de investimento nas redes de água e saneamento, 17% na rede viária e 13% no desporto e lazer.

"Com este orçamento continuaremos a projetar o futuro", assinala Inácio Ribeiro, acrescentando que os documentos "traduzem o realismo, o projeto e o programa que os felgueirenses sufragaram".

O PS votou contra os documentos apresentados pela maioria social-democrata, criticando sobretudo a implementação da derrama e o "autismo democrático revelado pelos eleitos do PSD no executivo relativamente às propostas submetidas pelos vereadores do Partido Socialista.

Contudo, os presidentes de junta eleitos pelo PS abstiveram-se, "na expectativa de que as propostas que submeteram a pedido da presidência da câmara sobre obras que consideram prioritárias para as suas freguesias sejam acolhidas e executadas".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.