Portugal-Ilhas Faroé: vitória esperada, já a pensar em Budapeste

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 29 ago (Lusa) -- Portugal defronta quinta-feira as Ilhas Faroé, num encontro em que é esperada nova vitória da formação lusa na qualificação para o Mundial2018 de futebol e em que Fernando Santos deverá poupar algumas unidades para o jogo na Hungria.

No Estádio do Bessa, no Porto, naquele que será o primeiro jogo após a participação na Taça das Confederações, a seleção nacional tem todas condições para alcançar nova goleada, como aconteceu no ano passado em Torshavn (6-0), e continuar na perseguição à Suíça, que lidera o Grupo B e recebe Andorra, a última classificada do agrupamento.

Embora estejam a realizar a sua melhor qualificação de sempre, com cinco pontos para já alcançados, as Ilhas Faroé prometem ser um adversário 'simpático' para Portugal, que três dias depois tem uma difícil deslocação a Budapeste, para defrontar a Hungria, num duelo que poderá ser determinante na corrida ao apuramento direto.

Por isso mesmo, é provável que Fernando Santos aproveite para mexer na estrutura da equipa e lançar algumas das novidades da convocatória, como são os casos de João Cancelo, Fábio Coentrão, Nelson Oliveira e Bruma.

A grande ausência na equipa de Portugal será Raphael Guerreiro, que ainda não recuperou da lesão sofrida durante a Taça das Confederações, na Rússia, com Eliseu e Fábio Coentrão a lutarem pelo lugar de lateral esquerdo.

No meio campo, Pizzi foi dispensado devido a problemas físicos, tendo sido prontamente chamado Bruno Fernandes, estreante e em destaque neste inicio de temporada no Sporting, enquanto Adrien Silva dificilmente deverá atuar, já que tem uma fratura numa costela.

Aliás, o meio campo aparece como o maior problema para Fernando Santos, com William Carvalho, um dos habituais titulares, a não ter ainda qualquer minuto somado em jogos oficiais esta temporada no Sporting.

Mesmo assim, com mais ou menos dificuldade, Portugal está obrigado a bater as Ilhas Faroé, para manter a possibilidade do apuramento direto para o próximo Campeonato do Mundo e, de preferência, com números dilatados, já que o número de golos marcados poderá ser determinante nas contas finais com os helvéticos.

Liderada pelo dinamarquês Lars Olsen, que como jogador foi 'capitão' da sua seleção no improvável triunfo no Europeu de 1992, a equipa das Ilhas Faroé teve um prometedor início de campanha, com um empate (0-0) com a Hungria e um triunfo na Letónia, por 2-0.

Num grupo de jogadores em que todos atuam em países escandinavos, destaque para o guarda-redes Gunnar Nielsen, que passou pelo Manchester City, e para o avançado Edmundsson, que esteve ligado ao Newcastle.

O terceiro encontro entre Portugal e Ilhas Faroé está agendado para as 19:45, no Estádio do Bessa, no Porto, e terá arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic.

LG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.