Autarca de Gaia propõe "administração liquidatária" para empresa municipal

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 dez (Lusa) -- O presidente da Câmara de Gaia vai propor ao executivo a nomeação de uma administração liquidatária para tratar da extinção da empresa municipal Gaianima, a liderar pelo ex-presidente da Câmara de Resende, António Borges, revelou hoje a autarquia.

A equipa que vai ser apresentada numa reunião camarária extraordinária, agendada para quinta-feira, é composta por "três responsáveis não executivos" e "sem remuneração", que "durante um ano" terão a seu cargo "a transição dos equipamentos e do pessoal da empresa municipal para a autarquia", esclarece a Câmara numa nota de imprensa.

"O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, vai nomear uma nova equipa de administradores liquidatários para a Gaianima -- Equipamentos Municipais, EM, que será responsável pelo processo de transição da estrutura para a alçada da autarquia, na sequência da decisão de extinguir a empresa municipal", adianta o comunicado.

António Borges, o socialista que deixou em setembro a Câmara de Resende, foi designado para liderar a "administração liquidatária" da Gaianima, composta ainda pelos vogais Angelino Ferreira (que já integrava a administração da empresa municipal) e Vítor Canastro, ex-presidente da junta de freguesia de Canelas.

No comunicado, a Câmara de Gaia identifica ainda Vítor Canastro como "fiscalista e inspetor das finanças" e Angelino Ferreira, administrador financeiro da SAD do FC Porto, como "economista e homem ligado ao desporto".

"Todos eles serão elementos não-executivos da nova administração e exercerão os respetivos cargos sem qualquer remuneração ou benefício", destaca a autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vitor Rodrigues, desde as últimas eleições.

Citando o presidente da Câmara de Gaia, a nota de imprensa refere que estes três elementos vão assumir "uma função de comissão liquidatária de uma empresa que foi condenada à insolvência por não cumprir os rácios financeiros exigidos pela nova lei do setor empresarial local".

"Terá como principais funções promover a transição dos equipamentos e do pessoal da Gaianima para o município", explica o autarca no comunicado enviado à Lusa.

"A nova administração da empresa municipal exercerá as funções para as quais é nomeada ao longo de um período máximo de um ano, o tempo proposto pelo executivo para a liquidação da Gaianima", acrescenta a Câmara de Gaia.

A autarquia acrescenta que a decisão do autarca "será ratificada na próxima reunião extraordinária do executivo, agendada para quinta-feira".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.