Governo angolano conta com apoio alemão à banca para projetos estruturais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 05 jun (Lusa) - A banca angolana poderá vir a beneficiar do acesso a capitais alemães, para ultrapassar a falta de verba para projetos estruturantes da economia de Angola, anunciou em Luanda o ministro da Economia angolano.

Abrahão Gourgel apresentou a questão no decorrer do V Fórum Económico Angola/Alemanha, iniciado terça-feira e que terminou hoje em Luanda.

Citado pela agência Angop, o governante angolano referiu que, apesar de Angola dispor de grandes recursos naturais, os recursos financeiros são insuficientes para executar os grandes projetos estruturantes.

Acresce a este facto, a falta de tecnologia e de quadros para a gestão empresarial das pequenas e médias empresas, bem como o acesso estratégico a grandes mercados internacionais.

Na sua intervenção, Gourgel explicou os atuais objetivos da política económica do Governo angolano, que assenta na substituição das importações, promoção das exportações e diversificar a economia.

O combate à pobreza, garantir a segurança alimentar e criar empregos sustentados, completam as ideias-força da estratégia angolana.

Abrahão Gourgel acrescentou que Angola vai criar condições para o estabelecimento de parcerias entre empresas angolanas e alemãs nos setores da geologia e minas, indústria petroquímica, saúde, construção habitacional e formação profissional.

O interesse de parcerias com empresas alemãs estende-se igualmente à prospeção, exploração e transformação dos recursos naturais, matérias-primas e à criação de núcleos industriais nacionais fortes, adiantou o governante.

"Os empresários podem esperar a participação em projetos e programas de curto, médio e longo prazos, nos setores da agricultura, saúde, educação e da indústria, assim como uma política acessível de concessão e renovação de vistos, uma vez que esta situação dificulta a expatriação de força de trabalho especializada", assegurou o ministro.

Angola está igualmente interessada no intercâmbio para a construção de pontes, estradas, parcerias comerciais de longo prazo, com investidores de confiança, que adotam os padrões internacionais de qualidade de proteção ambiental, que criam oportunidades de formação conjuntos de escala internacional, explicou o ministro.

Nesse sentido, um comunicado da embaixada da Alemanha em Angola, enviado hoje à agência Lusa, anuncia que entre 10 e 14 de junho decorrerá em Luanda um seminário dirigido a "decisores políticos e empresariais", sobre a utilização das energias renováveis, na eletrificação rural.

O seminário, que conta com o apoio do Ministério da Energia e Águas de Angola e um centro de formação profissional local para quadros de eletricidade, vai ser realizado pela Renewables Academy (RENAC), sedeada em Berlim, como parte do projeto internacional Transfer Renewable Energy & Efficiency (TREE), patrocinado pelo Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha.

A iniciativa visa fornecer às autoridades angolanas um entendimento base sobre as tecnologias para a eletrificação rural e transmitir-lhes a experiência necessária para a criação de condições de financiamento do projeto.

"Será dado destaque aos cálculos de custos e ao desenvolvimento de soluções adaptadas às áreas rurais", lê-se no documento, que refere a realização de um segundo seminário previsto para o final do ano, igualmente em Luanda.

NME // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.