Fogo dominado no Parque Natural do Douro Internacional, junto a Poiares

| Norte
Porto Canal com Lusa

Freixo de Espada à Cinta, Bragança, 27 ago (Lusa) - O incêndio que deflagrou este sábado em Poiares, no Parque Natural do Douro Internacional, no distrito de Bragança foi dado como dominado, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil e confirmado pelos operacionais no terreno.

No teatro de Operações estão três meios aéreos que combatem pequenos focos e procedem a trabalhos de consolidação que estão a ser feitos com recurso a cinco máquinas de rasto.

O incêndio que deflagrou em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, que causou "enormes prejuízos" em culturas como o amendoal, vinha e olival, está dominado, adiantou a Proteção Civil que está no terreno

"Os meios de combate vão permanecer no terreno para evitar possessíveis reacendimentos", precisou a fonte

Em declarações à agência Lusa, a presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que os terrenos ardem devido a políticas restritivas praticadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que não autoriza o rompimento de caminhos e outras ligações para servirem as propriedades agrícolas e funcionarem como corta-fogos.

"O vento forte e a trovoada, aliados à orografia do terreno levaram a uma rápida propagação das chamas", referiu fonte dos bombeiros.

Ainda de acordo com informação prestada na página de internet da Proteção Civil, às 13.30, estão 150 operacionais, apoiados por 51 veículos e os meios aéreos empenhados na consolidação do incêndio de Poaires.

FYP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.