Trabalhadores dos CTT em greve geral contra privatização total da empresa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) convocou hoje uma greve geral para o dia 27 de dezembro, em luta contra a privatização total dos CTT, anunciou hoje o sindicato.

Em comunicado, o SNTCT explica que em causa estão reivindicações sobre medidas remuneratórias, subsídios de férias e de Natal, progressão na carreira e o pagamento de diuturnidades, do trabalho suplementar, das ajudas de custo e de transporte.

A maior parte do capital dos CTT - Correios de Portugal, 70%, foi privatizada este ano, com dispersão em bolsa.

As ações dos CTT estrearam-se na bolsa de Lisboa no dia 05 de dezembro, a valer a 5,91 euros, uma subida superior a 7% face aos 5,52 euros a que foram vendidas na Oferta Pública de Venda (OPV).

Numa primeira fase, o Estado, através da Parpública, deverá ficar com 30% dos CTT após a oferta pública inicial. A médio prazo, o Estado deverá sair da empresa.

O presidente executivo da empresa, Francisco Lacerda, disse que a venda das ações dos CTT permitiu um encaixe de 579 milhões de euros.

Só a OPV permitiu um encaixe de 115,3 milhões de euros (10,8 milhões das ações reservadas aos trabalhadores dos CTT e 104,5 milhões de euros das ações adquiridas pelo público em geral), sendo o remanescente dos investidores institucionais, especificou o diretor de Mercados da Euronext Lisbon, Miguel Geraldes, no dia do lançamento das ações em bolsa.

ND (ICO) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.