Norte destina fundos comunitários a investigação aplicada às empresas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) revelou hoje que os próximos fundos comunitários destinam verbas substanciais à investigação aplicada às empresas e apoiam "pela primeira vez" a formação qualificada de recursos humanos.

"Do envelope global, de grande dimensão, para apoio à inovação, empresas e investigação, mais de dois terços são para investigação aplicada, dirigida às empresas a nível regional", afirmou o responsável, Emídio Gomes, à margem da assinatura dos últimos 18 contratos de financiamento do "ON.2 -- O Novo Norte" com nove instituições ligadas à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Emídio Gomes destacou a "expectativa muito positiva" em relação aos próximos fundos comunitários, porque, "pela primeira vez", vão ter "um envelope dirigido ao emprego qualificado" numa região que tem como "grande desafio o emprego e, em especial, a sua qualificação".

"Vamos ter dois fatores novos nos programas operacionais regionais. Terão um eixo para apoio à área da ciência, tecnologia e inovação. Isto é uma novidade. Vamos poder apoiar projetos de Investigação e Desenvolvimento dirigidos ao setor produtivo, à investigação aplicada", descreveu, em declarações aos jornalistas.

A "segunda e maior novidade" dos futuros programas operacionais "é que, pela primeira vez na história", contemplam "verbas para apoiar formação avançada de recursos humanos".

"Isto é seguro", frisou Emídio Gomes, confiante nas perspetivas do secretário de Estado de que os próximos fundos comunitários possam começar a "circular a partir do 2.º semestre de 2014".

Para além disso, no Programa Operacional Regional, "mais de dois terços" das verbas globais "de grande dimensão" para apoio à Investigação e Desenvolvimento, vão ser para "a investigação dirigida às empresas".

"O grande desafio da região é o emprego e em especial a qualificação do emprego. Se, pela primeira vez, [a região] vai ter um envelope dirigido ao emprego qualificado, a expectativa é muito positiva", sublinhou.

Os 18 contratos de cofinanciamento hoje assinados têm "um montante aproximado de cinco milhões de euros" e encerram um ciclo de "apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico da região", acrescentou.

Emídio Gomes destaca que a iniciativa criou "mais de 500 postos de trabalho qualificado na região" e "apoiou mais de 800 investigadores".

Iniciado "há mais de um ano", com "um investimento global de cerca de 40 milhões de euros", o programa envolveu "um total de 70 projetos", acrescentou.

O projeto contemplou a área agroalimentar, a biodiversidade marinha, a biotecnologia, a energia, a química e a nano química, a saúde e as tecnologias de informação e comunicação.

Nos protocolos assinados esta manhã envolvem o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), do Porto, o Laboratório de Processos de Separação e Reação, associado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI).

O Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia e Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte são as restantes entidades contempladas.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.