Seguro pede ao Presidente da República que force Passos a esclarecer novo programa de ajuda externa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O secretário-geral do PS apelou hoje ao Presidente da República para que force o primeiro-ministro a dar explicações aos portugueses sobre o que tem já contratualizado com as instituições europeias sobre um novo programa financeiro para Portugal.

António José Seguro falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, que durou cerca de hora e meia e que se insere num programa de iniciativas do PS denominado "Combater as desigualdades e a exclusão social".

"Considero da maior gravidade o que se está a passar e, por isso, entendo que o próprio Presidente da República deve pronunciar-se sobre esta matéria, obrigando o primeiro-ministro a esclarecer publicamente o que há em matéria de negociações entre o Governo português e as instituições europeias", declarou António José Seguro.

O secretário-geral do PS referiu que, na semana passada, o primeiro-ministro disse que só a partir de 27 de janeiro o Governo português começaria a negociar com as instituições europeias a saída do atual programa de assistência financeira, mas que o presidente do BCE, Mário Draghi, pelo contrário, declarou que iria haver para Portugal um novo programa "de certeza".

"O que o primeiro-ministro está a esconder? Isso são formas de governar um país? Isto cria incerteza, instabilidade e, por isso, desafio o primeiro-ministro a esclarecer de uma vez por todas o que já tem contratualizado com o BCE", disse.

Confrontado com a possibilidade de Mário Draghi ter falado apenas em abstrato, Seguro rejeitou esse cenário, contrapondo que o presidente do BCE pronuncia-se sempre "com dados objetivos".

"Para mim, é muito importante que o primeiro-ministro esclareça os portugueses sobre o que tem havido de conversações entre o Governo português e as instituições europeias.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.