Bruxelas aprova nona extensão de regime português de apoio à banca

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 17 dez (Lusa) -- A Comissão Europeia aprovou hoje uma nova extensão, 30 de junho de 2014, do regime português de apoio às instituições financeiras, em vigor desde 2008.

A 29 de outubro de 2008, Bruxelas aprovou um regime de garantia destinado a facilitar o acesso das instituições de crédito ao financiamento no contexto da crise financeira e que é agora prorrogado pela nona vez.

O regime concede garantias do Estado a contratos de financiamento e à emissão de dívida não subordinada de curto e médio prazo das instituições de crédito solventes com sede em Portugal, continuando a Comissão a considerar que constitui um meio adequado e proporcionado para restabelecer a confiança nos mercados financeiros portugueses.

A medida constitui um auxílio estatal, mas inclui diversas disposições destinadas a assegurar a sua adequação e proporcionalidade nos termos das regras comunitárias em matéria de auxílios estatais, salienta o executivo comunitário.

Segundo o documento aprovado em 2008, orçamento total do regime é de 20 mil milhões de euros e as garantias estarão disponíveis para instrumentos com um prazo máximo de três anos ou, excecionalmente, de cinco anos, apenas com base numa proposta devidamente fundamentada do Banco de Portugal.

Em 2008-2009, a Comissão Europeia adotou regras especiais em matéria de auxílios estatais, a fim de permitir que os Estados-membros apoiassem o sistema bancário durante a crise, por razões de estabilidade financeira, sem distorcer a concorrência no mercado único da União Europeia.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.