Câmara de Leiria encaixa 185 mil euros com venda de três escolas primárias

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 05 jun (Lusa) - A Câmara de Leiria arrecadou hoje 185.158 euros com a venda de três antigas escolas primárias em hasta pública e cujo valor base oscilava entre os 29.562 e os 43.783 mil euros.

"O resultado é extremamente positivo", disse o presidente da autarquia, Raul Castro, no final da hasta pública, apesar de duas das cinco escolas que o município colocou à venda não terem sido alvo de qualquer licitação.

Para além das três escolas, o município alienou ainda dois terrenos, totalizando um encaixe financeiro na ordem dos 235 mil euros, acrescentou o autarca, salientando "a valorização para o dobro, tendo em conta a base de licitação".

O presidente da Câmara manifestou a sua satisfação pela utilização do património que estava devoluto, que, "entretanto, virá a produzir Imposto Municipal sobre Imóveis", e de "permitir investimento público na freguesia das Colmeias", já que parte do dinheiro irá reverter para a Junta de Freguesia que gere o território onde estão localizados os antigos estabelecimentos de ensino.

"É sempre com mágoa que vemos a venda de escolas primárias, mas é preferível esta situação a ver a degradação daqueles espaços", assinalou o presidente da Junta de Freguesia de Colmeias, Artur Santos.

A maioria dos compradores preferiram não divulgar quais os projetos para os imóveis, mas a nova proprietária da antiga escola primária do lugar de Barracão, Isabel Batista, explicou que a sua aquisição foi "um negócio sentimental", uma vez que "toda a família" frequentou aquele estabelecimento de ensino.

"É para ficar na comunidade, (...) para conservar e recuperar", destacou.

Por vender ficou o imóvel com o preço base mais elevado, uma fração de um prédio na Rua de São Francisco e Avenida Cidade Maringá, com 537 metros quadrados, por 322.646,25 euros, que deverá regressar na próxima hasta pública que a autarquia está a preparar.

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".