Recondução de Merkel é sinal de confiança para o futuro - Durão Barroso

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 17 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia considerou hoje que a recondução da chanceler alemã, Angela Merkel, num terceiro mandato é um "sinal de confiança para os anos que se seguem", numa mensagem hoje enviada para Berlim.

"A sua reeleição é tanto um reconhecimento dos esforços passados, quanto um sinal de confiança para os anos que se seguem", escreveu José Manuel Durão Barroso, numa mensagem enviada na sequência da sua reeleição para um terceiro mandato pela câmara baixa do parlamento da Alemanha (Bundestag).

"Temos agora a grande oportunidade de deixar a crise para trás e gerar crescimento sustentável, ao mesmo tempo que damos à União Europeia e à zona euro em particular um arsenal credível e eficaz contra riscos futuros", sublinhou ainda Durão Barroso.

Angela Merkel, 59 anos, líder dos conservadores da União Democrata-Cristã (CDU), passa a dirigir um governo de "grande coligação" com os sociais-democratas do SPD, de Sigmar Gabriel, e com a União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, como prevê o acordo assinado na segunda-feira.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.