Preços aumentam na zona euro e na União Europeia em Novembro

Preços aumentam na zona euro e na União Europeia em Novembro
| Economia
Porto Canal / Agências

A taxa de inflação anual da zona euro aumentou em novembro para 0,9%, contra os 0,7% verificados em outubro, tal como a da União Europeia, que foi de 1%, face aos 0,9% do mês anterior, adianta o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas comunitário, em novembro de 2012 a taxa de inflação anual era de 2,2% na zona euro e de 2,4% no conjunto da União Europeia.

Já em Portugal, a taxa de inflação anual aumentou para 0,1%, contra os 0% verificados no mês de outubro.

A Grécia (-2,9%), a Bulgária (-1%) e Chipre (-0,8%) foram os países da União Europeia com as taxas de inflação mais baixas, tendo as mais elevadas sido observadas na Estónia (2,1%), na Finlândia (1,8%) e na Alemanha (1,6%).

O Eurostat refere que, em relação a outubro, a taxa de inflação anual baixou em onze Estados-membros, manteve-se estável em três e aumentou em treze.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.