Associação de Deficientes na Covilhã vai fechar por falta de dinheiro

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 17 dez (Lusa) - A delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), na Covilhã, não tem dinheiro para despesas básicas e vai encerrar no final do mês caso "não surja nenhum apoio", disse à Lusa a presidente daquele organismo.

Teresa Campos explicou que a delegação não consegue fazer face "sequer aos custos mensais de manutenção", pelo que "não resta outra alternativa, que não o encerramento".

"Neste momento, a nossa conta está a zero. Não temos dinheiro para pagar nem a água, nem a luz, nem a internet ou telefone, que são coisas que, obrigatoriamente, temos de ter para a associação poder funcionar com o mínimo de condições", afirmou.

Esta responsável referiu que, em anos anteriores, a associação contou com o apoio de algumas autarquias e juntas de freguesias do distrito, mas os donativos, bem como o valor dos que se mantiveram, são cada vez mais "reduzidos".

Quanto à quota paga pelos sócios, esta "é manifestamente insuficiente" para conseguir realizar os pagamentos.

"Cada sócio paga seis euros por ano, o que equivale a 0,50 euros por mês. Como se pode perceber, mesmo tendo muitos sócios, isso nunca dá para equilibrar as finanças de uma associação como a nossa, que não tem qualquer apoio do Governo", referiu.

Teresa Campos refere ainda que "ao longo dos últimos anos" a autarquia covilhanense "pouco ou nada ajudou", mas mostra-se esperançada de que, "perante a situação", tal venha a alterar-se.

"No dia 06 deste mês fomos visitados por um responsável da autarquia. Demos-lhe conta de toda a situação e foi-nos dito que nos contactavam durante a semana passada. Até agora, isso ainda não aconteceu, mas esperamos que aconteça e que nos possam ajudar", concluiu.

Em declarações públicas, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, garantiu que tudo fará para evitar o encerramento da delegação, mas não concretizou quais as medidas a adotar, nem quando.

A delegação distrital da APD está sediada na Covilhã há mais de 10 anos, tem mais de 500 sócios e presta serviços de apoio aos deficientes.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).