Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O aviso amarelo, que pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, vai estar em vigor entre as 03:00 de hoje e as 02:59 de sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva nas regiões do litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior e vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado no Algarve e nas terras altas até meio da tarde, rodando para noroeste nas regiões do litoral a partir do final da tarde.

Está também prevista formação de geada nas regiões do interior norte e centro, neblina ou nevoeiro matinal no nordeste transmontano, onde poderá persistir até ao final da manhã em alguns locais, e em alguns vales e terras baixas e pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do litoral Oeste e descida da temperatura máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca para o fim do dia e vento muito fresco com rajadas até 70 km/h.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde com ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante norte a partir da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 15 graus Celsius, no Porto 13, em Faro e Angra do Heroísmo 18, Castelo Branco 9, Guarda 6, Bragança 8, Évora 16, Beja 17, Ponta Delgada 19, Santa Cruz das Flores 20 e Funchal 21.

DD // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).