PS acusa Governo de falhanço, incapacidade e descrédito nas políticas de emprego

PS acusa Governo de falhanço, incapacidade e descrédito nas políticas de emprego
| Política
Porto Canal

A vice-presidente da bancada socialista Sónia Fertuzinhos acusou hoje o Governo de "falhanço, incapacidade e descrédito" na execução de políticas de emprego e considerou que o executivo PSD/CDS violou os seus compromissos eleitorais.

As críticas de Sónia Fertuzinhos foram feitas no parlamento, durante o período de encerramento da interpelação do PS ao Governo sobre "Políticas de emprego e combate à exclusão social".

"A taxa de desemprego está em 17,8 por cento. Pergunto: Era este o vosso projeto, era este o vosso compromisso com os portugueses?", questionou a dirigente do Grupo Parlamentar do PS, dirigindo-se às bancadas da maioria PSD/CDS.

De acordo com a deputada do PS eleita pelo círculo de Braga, o Governo reage ao aumento do desemprego a três tempos, primeiro achando os números "naturais", em seguida "acumulando medidas e programas que falham e ficam longe das metas traçadas", e depois "tenta encontrar formas de camuflar o desemprego".

"Mas a realidade é sempre mais forte do que a propaganda e a verdade é que ninguém pode esconder que as medidas ativas de emprego que o Governo anuncia de três em três meses têm todas os mesmos resultados: Falhanço, incapacidade e descrédito", disse.

Na sua intervenção, Sónia Fertuzinhos também se referiu a indicadores sobre a situação dos idosos e da pobreza em geral, defendendo então o trabalho governativo que estava a ser feito até 2011.

"Todos os indicadores provam que vínhamos aumentando sustentadamente a eficácia das respostas sociais e que o país se estava a aproximar (e a igualar em alguns casos) a média europeia", referiu, antes de criticar os resultados do programa de emergência social posto em marcha pelo atual executivo.

"A ficção do programa de emergência social, que entretanto desapareceu dos relatórios de execução financeira da segurança social, foi acompanhada pela diminuição sem paralelo dos mínimos sociais no Rendimento Social de Inserção, de cortes inaceitáveis no Complemento Solidário para Idosos, de novos cortes nos subsídios de doença e desemprego e da redução drástica das verbas da ação social para situações de apoio social urgente", sustentou.

Neste contexto, Sónia Fertuzinhos criticou os "cortes" que o Governo prepara ao nível das pensões na ordem dos "1500 milhões de euros".

"Comparem senhores membros do Governo e senhores deputados da maioria o corte de 1500 milhões de euros nas pensões com os 30 milhões de euros do aumento das pensões mínimas que foram buscar aos cortes do Complemento Solidário para Idosos e aí têm a dimensão da vossa noção de apoio social e de apoio aos pensionistas", declarou, recebendo palmas da bancada socialista.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.