Mandela e outros temas extra-agenda ocuparam metade do tempo da Assembleia Municipal do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 dez (Lusa) - Nelson Mandela, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a STCP e mais quatro temas absorveram metade das mais de três horas da Assembleia Municipal do Porto que reuniu segunda-feira à noite.

A ordem de trabalhos continha nove pontos, mas os deputados não foram além dos três primeiros e reúnem outra vez esta terça-feira, à mesma hora.

Como a agenda é muito extensa e inclui temas como o orçamento camarário para 2014, os cinco grupos municipais já tinham antecipado que seria preciso uma segunda sessão, tendo-a marcado para a próxima sexta-feira, 20.

Ficou, porém, decidido que a assembleia prossegue já hoje porque o presidente da Câmara, Rui Moreira, não podia estar presente na sexta-feira.

A assembleia começou com o habitual período de antes da ordem do dia, que durou cerca de uma hora e meia, até perto das 2300, tendo sido apresentados dois votos de pesar, da CDU e do PS, pela morte recente de Nelson Mandela, e ainda mais seis propostas.

Os votos de pesar foram votados e aprovados rapidamente e por unanimidade, mas o mesmo não aconteceu com os restantes pontos.

O PS apresentou uma recomendação dirigida ao executivo para que, "no mais curto espaço de tempo", os corredores 'bus' possam ser utilizados por "veículos de duas rodas".

O PSD, pela voz de Francisco Carrapatoso, manifestou-se contra a ideia, que considerou precipitada, realçando que tais corredores são para "tornar o transporte coletivo mais fluido".

A proposta passou com os votos socialistas, da CDU e do Bloco de Esquerda (BE).

Discutiram-se e votaram-se depois três propostas da CDU, a primeira delas sobre o Centro de Saúde de Azevedo, em Campanhã.

A CDU quer que o centro seja reforçado com mais meios humanos e técnicos e que tenha melhores infraestruturas.

A proposta passou com 41 votos e duas abstenções.

O BE, por seu lado, apresentou uma moção defendendo "a suspensão do processo de subconcessão" dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, "que prevê o encerramento da empresa e o despedimento de 609 trabalhadores".

O deputado bloquista José Castro alegou que o Porto, "cuja história se entrelaça com a navegação", não pode ficar indiferente à "destruição anunciada" daqueles estaleiros que o Governo subconcessionou, através de concurso público, à empresa Martifer.

O PSD saiu em defesa da solução encontrada pelo Governo, a CDU considerou "razoável" a iniciativa do BE, porque "diz respeito à economia nacional", e o PS corroborou esta visão, atacando também o Governo.

O PS e a CDU votaram a favor da proposta do BE, que, contudo, acabou chumbada graças à aliança ocasional entre o PSD e grande parte dos deputados do grupo municipal Porto, O Nosso Partido, afeto ao presidente da Câmara, Rui Moreira.

Findo o período de antes da ordem do dia, que durou cerca de uma hora e meia, seguiu-se o tempo reservado aos presidentes de Junta de Freguesia, que o social-democrata Alberto Machado, de Paranhos, aproveitou para criticar as obras realizadas no Jardim de Arca d' Água.

Alberto Machado receia que não seja possível continuar a fazer ali as festas locais, em honra de Nossa Senhora da Saúde e reclama "algumas adaptações", tendo informado que já expôs o problema a Rui Moreira.

O eleito, que apoiou Luís Filipe Menezes nas eleições autárquicas de 29 de setembro, disse que as obras foram realizadas ainda no tempo de Rui Rio, algumas em plena campanha eleitoral.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.