Endividamento do setor não financeiro aumenta até junho para os 726 mil ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 ago (Lusa) -- O endividamento do setor não financeiro aumentou até junho para os 726 mil milhões de euros, dos quais 317,7 mil milhões referentes ao setor público e 408,3 mil milhões ao setor privado.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), em relação ao final de 2016, o endividamento do setor não financeiro aumentou 10,9 mil milhões de euros, dos quais 9,9 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 1,0 mil milhões de euros ao setor privado.

"O acréscimo do endividamento do setor público deveu-se, sobretudo, ao aumento do financiamento concedido pelo setor residente, com destaque para o setor financeiro (6,5 mil milhões de euros) e para os particulares (2,3 mil milhões de euros)", sinaliza a instituição.

O financiamento do setor público junto de não residentes, por sua vez, diminuiu 1,5 mil milhões de euros.

De acordo com o BdP, a evolução do endividamento do setor privado reflete, sobretudo, o acréscimo do endividamento das empresas privadas (1,3 mil milhões de euros), com destaque para o aumento de 3,5 mil milhões de euros do financiamento obtido junto de não residentes, parcialmente compensado pelo decréscimo do crédito concedido às empresas privadas pelo setor financeiro e outros setores residentes.

Em relação ao final de 2016, o endividamento dos particulares reduziu-se 0,3 mil milhões de euros, principalmente o obtido junto do setor financeiro, indica o BdP.

ICO // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.