Taxa de juro do crédito à habitação sobe em julho pela 1.ª vez em três anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 ago (Lusa) - A taxa de juro implícita no conjunto dos créditos à habitação inverteu a tendência de descida e subiu ligeiramente em julho, pela primeira em três anos, para 1,009%, enquanto a prestação média diminuiu, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A última subida desta taxa foi registada pelo INE em julho de 2014, quando a taxa de juro dos contratos de crédito à habitação aumentou para 1,516%.

No último mês de julho, a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se nos 1,009%, valor superior em 0,2 pontos base ao de junho (1,007%).

A prestação média vencida foi 238 euros, um euro acima do registado em junho.

Para os contratos celebrados entre maio e junho, o valor médio da prestação fixou-se nos 302 euros em julho, menos três euros do que em junho.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita desceu 8,5 pontos base, passando de 1,766% em junho para 1,681% em julho.

Para o financiamento de aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos foi 1,029%, valor 0,2 pontos base superior aos 1,027% de junho.

Nos contratos celebrados no trimestre terminado em julho, a taxa de juro para financiamento de aquisição de habitação passou de 1,752% em junho para 1,673% em julho.

Em julho, o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos aumentou 60 euros face ao mês anterior, para 51.592 euros, enquanto nos contratos celebrados nos últimos três meses o montante médio do capital em dívida subiu, de 90. 884 euros em junho, para 92. 052 euros em julho.

VP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.